Pesquisar

23/01/2009

GIMP 2.6.4

Famoso editor gráfico para Linux em versão Windows, que está completando este ano 13 anos de história. Durante esse tempo todo o GIMP foi sendo desenvolvido e melhorado.

Hoje em dia ele pode brigar de igual para igual com o Photoshop. Se você está precisando de uma alternativa ao Photoshop, use o GIMP. Pode ser usado tanto como um simples programa para pintura quanto para retocar fotos, renderizar e converter imagens.

Se você gostou das funções do GIMP, mas prefere a cara do Photoshop, use o GIMPShop que transforma a interface do GIMP idêntica ao Photoshop.

  • Novidades


Os pincéis estão muito mais diversificados!Agora, na nova versão você ainda vai poder contar com recursos adicionais, que ampliam suas possibilidades e incrementam o modo de uso do programa, tornando ainda melhor um editor que já se mostrava bastante importante na área gráfica.

Entre as novidades, você encontrará uma melhora significativa nas ferramentas com as quais você já deve estar acostumado, incluindo um modo mais dinâmico para os pincéis, os quais podem ser alterados por teclas de atalho enquanto você os utiliza na sua imagem.

Além disso foram adicionados novos padrões de pincéis, modo de edição em tela cheia, removedor de olhos vermelhos, clone com perspectiva, suporte aos formato SVG (imagens vetoriais também suportadas pelo Inkscape), entre outros.

A instalação agora também está mais fácil, e, o modo de impressão, aprimorado.

  • Principais Características

Menu com ferramentas do editor.Criações:

O editor possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens — tanto bitmaps quanto vetoriais — tais como: Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc. Além dessas, possui um sistema de anti-aliasing (correção de serrilhado) de alta qualidade e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, permitindo aplicar efeitos incríveis em qualquer imagem.

Suporta também a utilização de texturas e pincéis totalmente personalizáveis. É ótimo para amadores e profissionais, pois o conhecimento profundo de cada ferramenta depende diretamente do quanto você vai explorá-las!

  • Sistema:

O desempenho do GIMP é superior ao de seus principais concorrentes, com a possibilidade de abrir infinitas janelas simultaneamente. Ele utiliza a biblioteca GTK+ 2 como base para construção de sua interface, sendo necessário instalá-la previamente. Sua interface é simples e possui três janelas individuais e distintas, cada qual com suas respectivas finalidades e ferramentas.

Manipulação avançada:

Como se trata de um editor de imagens avançado, conta com uma série de recursos profissionais, de modo que os resultados obtidos satisfaçam, e muito, as suas expectativas. Veja alguns deles:

  • Suporte completo ao canal alpha (transparência).
  • Camadas e canais totalmente manipuláveis.
  • Múltiplo desfazer/refazer, limitados apenas pelo espaço livre em disco.
  • Camadas de texto editáveis.
  • Ferramentas avançadas de transformação, seleção etc.
  • Seleções e máscaras modeláveis.

Extensões:

Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby e outros programas capazes de executar comandos UNIX. Além disso, oferece suporte a mais de 100 plugins!

Animações:

Como se não bastasse apenas criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software. Vale a pena ressaltar algumas características:

  • Carrega e salva animações em um formato conveniente, preservando as camadas.
  • Suporte a MNG.
  • Navegador de frames (quadros), Onion Skin e Bluebox, contidos no GAP (Pacote de Animação do Gimp).
  • Praticidade com compatibilidade:

  • Suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM e muito mais!
  • Carrega, salva, exibe e converte vários formatos de arquivos.
  • Salva/importa o caminho SVG.
  • Devido a grande variedade de opções que o programa oferece, utilizar sua criatividade e conhecimento serão fundamentais para desvendar todas as suas funcionalidades. Agora você tem tudo e mais um pouco para a criar e tratar imagens profissionalmente e o melhor: sem pagar nada por isso!

    • Tamanho: 15 MB
    • Idioma: Multi
    • Licensa: Freeware
    • Sistema operacional: Windows 98/2000/XP/Vista
    RapidShare

    MediaFire

    SourceForge (Link Direto)

    6 comentários:

    Rick disse...

    ow, axo q da pra arruma um link direto pro gimp, dá não? axo q o sourceforge hosteia ele, dps da uma olhada la (num vo olha pq to com preguiça =P)

    23 de janeiro de 2009 às 23:38
    Ace disse...

    Tipo, MediaFire é um link direto ;D
    Intão acho que nem precisa...
    Se você quiser disponibilizar ele ai fique a vontade.

    24 de janeiro de 2009 às 06:46
    Rick disse...

    folgado, o post eh seu :P

    24 de janeiro de 2009 às 12:30
    Ace disse...

    ;P
    Mas jah tem um link direto...
    Por outro seria bonus do roth ;D

    24 de janeiro de 2009 às 21:35
    Phox disse...

    ^^ Entre o link direto ou não, baixei o arquivo e gostei bastante do programa.

    Ele possui recursos mais fáceis de serem aplicados e com a mesma sofisticação dos efeitos do Photoshop !

    Bom Post o/

    24 de janeiro de 2009 às 22:29
    Rick disse...

    O gimp eh foda mesmo. E nunca travou meu PC (ao contrário de um certo ps aí...)

    25 de janeiro de 2009 às 11:17
     
    4Elementos: Um blog pra você que procura música, jogos, animes, filmes e programas, e ainda quer ter respostas para suas perguntas com relação à informática. 4E